Estádio [Arq]

...
...



Arquibancadas provisórias mostram avanço na Arena Corinthians [1]. Outra novidade é que o lado sul da cobertura está pronto para retirada das torres de sustentação. [27/02/14]
  
Agência Estado

O lado sul [2] da Arena Corinthians está começando a tomar forma e já é possível ver o avanço de construção da arquibancada provisória atrás do gol. Nesta 5ª, a Odebrecht realizou uma operação chamada "descimbramento" : consiste em tirar o suporte que ajudava a dar sustentação para o teto em formato curvo [3]. A remoção desses apoios provisórios durou três dias e foi realizada com o auxílio de macacos hidráulicos.


Os macacos hidráulicos foram colocados entre a plataforma superior de cada conjunto de torre e a estrutura metálica, acionados a partir de orientações dos especialistas [4] que monitoravam a operação através de seus computadores. Ao final do trabalho, os técnicos puderam ver que a cobertura metálica está fixada nas extremidades e apoiada nos prédios leste e oeste do estádio [5]

          - "Os resultados ficaram dentro do esperado, aferidos por um complexo sistema de instrumentação" [6], explicou a Odebrecht em nota.

No total, o conjunto metálico pesa 2.200 toneladas e possui um vão livre de 170 metros. Desde o início da obra, o desenho da cobertura era considerado um desafio de engenharia. Tanto que os cálculos estruturais foram passados para o escritório alemão Werner Soubek. O formato do teto é um dos grandes charmes do projeto do estádio do Corinthians.


O próximo passo agora é remover as estruturas de sustentação [7], para, então, os operários poderem desmontar as torres provisórias [8], instalar degraus e colocar assentos [9]. Outro trabalho será a colocação das telhas [10] sobre a estrutura metálica.


Já do lado norte [11], os trabalhos ainda estão sendo feitos para reparar os danos provocados pela queda da treliça gigante na fachada do estádio, que culminou na morte de 2 trabalhadores em novembro. Neste local, a peça ainda precisa ser colocada para fechar a cobertura [12] e só depois de toda estrutura estar fechada é que os pilares nesse lado poderão ser retirados.



Atualmente, o estádio está com 97% das obras concluídas. Por causa do acidente em novembro, a entrega do Itaquerão sofreu um atraso de 3 meses e ficou para o dia 15/04. Assim, estará pronto a tempo de receber a abertura da Copa do Mundo, em 12/06, com o jogo entre Brasil e Croácia.

...

...

Em 28/02, Andrés detona CBF [e diz tudo que escrevi nos post's de 2013, qdo Gobbi fritava o Tite : o firmei no Rol/2014 - Sonho] ; o Estadão, como sempre, desdenha e age cotra o Andrés [mas não o impedirá, pela Obra! Em suas palavras 'quebrar', na Verdade, é com todo o espelho social que descrevi no post Bryan] ... e, por semelhante modo, o Espírito age Barbosa no mesmo tempo [2018]!


...

... 

Assim entra o blog em março!




...

... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário